top of page

Você se permite descansar?

  • Foto do escritor: Natália Pierdoná
    Natália Pierdoná
  • 22 de out.
  • 2 min de leitura

Você tem se permitido descansar? Como essa pergunta chega até você?

Vivemos na sociedade do desempenho e da cultura da performance, em que temos que estar sempre mostrando produtividade. Não sou apenas eu que digo isso, e sim, vários filósofos contemporâneos. Nessa sociedade em que precisamos sempre mostrar o melhor de nós, dar o melhor de si, e ser "empresários de si mesmos", é natural que o corpo e a mente cansem. Se sentir cansada virou o novo normal, já que temos que estar o tempo todo cumprindo metas que muitas vezes foram criadas por nós mesmas.

Se a vida virou um espetáculo, e precisamos sempre dar o melhor de nós, tentando ser produtivas, é provável, que muitas mulheres e pessoas tenham dificuldades para descansar. Em grande parte das vezes, nós somos nossos próprios algozes, já que gostamos de controlar nosso tempo, e encher nossa agenda de compromissos, os quais, nem sempre são inadiáveis. Se temos tudo isso a cumprir, e temos vários pratos para equilibrar nessa balança, como: cuidar da casa, cuidar dos filhos, ter um bom desempenho no trabalho e até mesmo o cuidado consigo mesma, de fazer exercício físico, ter cuidados com a alimentação entre outros,... vamos nos sentir cansadas.

É obvio que não vamos conseguir sempre equilibrar tudo, em algum momento, algum desses pratinhos vai cair. Mas, se você vive nessa cultura de que tem que fazer tudo isso para ser produtiva... é possível que você tenha internalizado que, para que você possa descansar, você precisa merecer esse descanso... e para merecer, você precisa ter cumprido todas as suas metas... mas se você tem tantas metas, é provável que você não consiga cumprir todas. E aí, aonde entra o descanso na sua agenda?

ree

Será que você está se sentido merecedora de descanso? Spoiler: você deveria se sentir, todas nós somos merecedoras de descanso. O descanso é importante para a nossa vida, para o nosso sono, para o nosso metabolismo, para o sistema imunológico do nosso corpo, para o nosso bem estar, para a regulação das nossas emoções, para a redução do estresse, e até para que sejamos mais produtivas! Olha o paradoxo: até para sermos mais produtivas, o descanso é importante.

O descanso precisa ser entendido como uma necessidade básica, como um direito fundamental. É descansando que teremos mais lucidez para fazer as escolhas no dia a dia da melhor maneira, e para realizar as atividades com mais presença e sentido.

Essa conversa é um convite, para que você se permita descansar, porque sim, independente da sua rotina, da sua correria do dia a dia, dos prazos a cumprir, você merece descanso!

 

Natália Pierdoná

Médica de Família e Comunidade

CRM-BA 49.032 | RQE 27.935

 
 
 

Comentários


© 2025 desenvolvido com afeto por Natália Pierdoná

bottom of page